9 de julho de 2014

Seca baixou a vazão do Rio Tiête mais de 50% e revela pedras escondidas há 70 anos

  A estiagem que atinge o estado de São Paulo baixou o nível do rio Tietê, em Salto (SP), permitindo que pedras que não eram vistas há pelo menos 70 anos fiquem à vista. Se antes, as cachoeiras eram a atração, agora, turistas e moradores veem um caminho de pedras
A vazão do rio diminuiu mais de 50% nos últimos meses. Segundo moradores de Salto, o nível do rio baixou 8 metros em relação ao período da cheia. Quando comparado ao período de estiagem de outros anos, o rio baixou 5 metros.
A falta de chuva revelou pedras que não eram vistas há décadas. Mostrou também uma paisagem ainda mais impressionante, a sujeira e resíduos de todo tipo. Alguns objetos encontrados impressionam, como calçados e até um capacete. Em outro ponto, milhares de garrafas pet estão acumuladas.
n/d
Pedras que não eram vistas há 70 anos estão à vista em Salto.
Depois de passar pela capital, o rio Tietê chega a Salto bem poluído e forma muita espuma. Mas até ela está bem mais escassa por causa da seca.
Há 4 meses, uma grande queda d’água podia ser vista pela região, mas com o pouco volume de água, o Tietê virou apenas um riacho entre as pedras.
O sobrevoo feito com o equipamento da TV TEM, revela a grande quantidade de pedras que antes ficavam submersas. Quem está acostumado a ver fartura de água se assusta com o cenário da estiagem.
Os moradores mais antigos da região não têm dúvida de que esta é a pior seca da história do rio." Quando comparo com minha infância, dá pra ver que a situação está feia", diz Camilo Ziviani.
Fonte: G1  -  Enviado pel amigo  Leonardo Petillo - Campo Grande
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
 

Nenhum comentário: