5 de fevereiro de 2011

Nada mais está estável

Posted: 03 Feb 2011 02:25 PM PST

O mundo está se tornando um lugar muito instável, e no ritmo que as coisas estão mudando ao nosso redor tornou-se absolutamente indiferente. De fato, a mudança tornou-se uma das únicas constantes no mundo de hoje.  Antes, as pessoas nos Estados Unidos poderiam realmente fazer planos de 20 ou 30 anos e se sentir confiante sobre sua consecução.  Mas agora, nada é mais estável. A crise financeira mostrou-nos que algumas das maiores corporações do globo podem entrar em colapso em um único dia. Os acontecimentos do passado em poucas semanas nos mostraram que os governos inteiros podem ser trazidos para baixo em uma única semana. Vivemos em um mundo onde há agora muito poucas "garantias" que você pode contar. Uma das únicas coisas que estão garantidas é que a tecnologia e a informação irão continuar a crescer a uma velocidade exponencial. Este ano, o montante total de informação produzida em dispositivos eletrônicos ao redor do mundo é projetada para ser mais do que um zettabyte. Um zettabyte é equivalente a um seis trilhões de bytes. Em outras palavras, imagine um com mais de 21 zeros que o seguem.
Muitas das coisas que nós temos hoje nem sequer existia poucos anos atrás. Facebook só tem estado conosco desde 2004. YouTube só tem estado conosco desde 2005. Você consegue imaginar um mundo onde os dois sites não existissem?
Vivemos num mundo com excesso de informação. Era uma vez em que poderia ser possível ir dormir por uma década e acordar e tudo ainda seria praticamente o mesmo. Mas hoje se você fosse fazer isso, você estaria em um cstado de choque cultural grave.
Você se lembra quando você poderia comprar um conjunto de enciclopédias e as informações neles ainda seriam suficientes em uma década ou duas mais tarde?
Bem, as coisas não funcionam desse jeito.
Na verdade, a maioria dos artigos neste website estará obsoleta daqui a um mês.
No mundo de hoje, você realmente tem que pensar duas vezes antes de dizer que algo é "impossível".
Há alguns meses atrás, era absolutamente inconcebível que o presidente egípcio, Hosni Mubarak iria declarar ao mundo que ele "passou tempo suficiente servindo Egito".
No entanto, aqui estamos nós.
Uma semana o governo da Tunísia parecia perfeitamente estável e na semana seguinte ele foi derrubado.
Algum de vocês, ainda acham que se poderiam realisticamente fazer "planos para o futuro" no mundo de hoje?
Antigamente na América, muitos de nós fomos ensinados que, se nós trabalhamos realmente duro na escola, poderíamos obter um ótimo trabalho com uma grande empresa. Prometeram-nos que, se fôssemos fiéis à empresa por 30 ou 40 anos que seríamos tratados de forma justa e dado uma boa pensão.
Bem, no mundo de hoje, assim como você já pode amassar o plano e jogá-lo no lixo.
Não existe mais essa coisa de um emprego estável. As empresas estão vindo para a existência e saindo da existência mais rápido do que nunca. Hoje, um em cada quatro trabalhadores americanos tem sido com os seus empregados há menos de um ano.
A maioria dos americanos ainda não entendem que eles são parte de uma economia global. Eles continuam pensando que as coisas continuam do jeito que costumava ser. Eles continuam pensando que a economia dos EUA é invencível.
Bem, esses dias já foram. Os Estados Unidos está sendo desindustrializado na velocidade da luz. Dezenas de milhares de fábricas e milhões de empregos foram enviados para o estrangeiro. China, que era um completo atraso econômico, agora chuta a nossa bunda dos EUA no palco da economia global.
Nosso sistema financeiro é, certamente em terreno extremamente instável. Será que algum de nós já esqueceu o que aconteceu em 2008?
Será que algum de nós realmente acredita que isso não pode acontecer novamente?
Nosso sistema de saúde também é incrivelmente instável. Hoje, 46 milhões de americanos não têm absolutamente nenhum seguro de saúde. Isso significa que 46 milhões de americanos são apenas uma lesão grave ou doença fora da ruína financeira, sem proteção alguma.
Não que aqueles que realmente têm seguro de saúde estão protegidos. De acordo com um relatório publicado no American Journal of Medicine, as contas médicas são um fator importante em mais de 60 por cento das falências pessoais nos Estados Unidos. Daqueles falências que foram causados por contas médicas, cerca de 75 por cento deles a indivíduos que tinham seguro de saúde.
Então só porque você tem seguro de saúde, não quer dizer que isso signifique alguma coisa. Um acidente grave ou uma doença muito ruim e você pode ser totalmente eliminado.
Não é isso confortante?
Mas a verdade é que toda a nossa economia está à beira do colapso total.
O mundialmente famoso investidor Harry Schultz publicou recentemente a última edição da sua lendária newsletter financeira. Após 45 anos, Schultz resumiu o colapso econômico que nós estamos enfrentando agora ….
"A grosso modo, o imbróglio em que estamos é a pior desde o colapso financeiro do século 17. Comparações com a década de 1930 são ridículas. Nós fomos muito além disso. E, infelizmente, a coragem e vontade política para reconhecer a bagunça e agir com prudência para voltar atrás, está ausente em liderança dos EUA, onde os problemas nasceram e onde a podridão é de longe a mais profunda. "
David Stockman, o ex-diretor do Escritório de Gestão e Orçamento de Ronald Reagan foi citado por Schultz, dizendo o seguinte sobre como as coisas desesperadas estão prestes a se tornar ….
"Obter um pouco de ouro, feijão, água, nada que Bernanke não pode destruir. Ron Paul está certo. Estamos entrando em uma conflagração mundial monetária. Se um sell-off de títulos dos EUA é iniciado, ele será um Armagedom."
Milhões de americanos se tornaram "preppers" nos últimos anos, têm vindo a perceber que a nossa economia está indo para um caminho muito escuro.
Mas, infelizmente, a realidade é que a grande maioria dos americanos não estão preparados para qualquer tipo de desastre econômico ou natural. Como esta semana tem-nos mostrado, apenas a ameaça de uma tempestade de neve pode destruir grandes prateleiras das lojas em um único dia.
Então, o que seria esse olhar do país como se um grande desastre mudou fundamentalmente a vida na América e de repente as pessoas estavam desesperadas por comida e suprimentos?
É uma coisa assustadora para pensar.
Como o ritmo da mudança se acelerou drasticamente, o governo dos EUA e outros governos ao redor do mundo têm respondido ao tentar obter um apertado controlo sobre tudo e todos.
Para chegar em um avião hoje nos Estados Unidos, você tem que permitir que um tonto de segurança para usar um scanner para olhar sobre seu corpo totalmente exposto, ou você tem que permitir que um cara de segurança verifique todos os seus espaços privados com as frentes de suas mãos.
Não só isso, mas o governo dos EUA tem agora implantados VIPR (Visível Intermodal de Prevenção e Resposta), as equipes instalaram postos de controle de segurança em terminais de ônibus, estações de metrô e nas principais rodovias.
A América que muitos de nós uma vez amou está desaparecendo rapidamente.
Mas não é são só os nossos sistemas feitos pelo homem que estão mudando rapidamente. Algo que parece estar acontecendo com o planeta inteiro. O alagamento de proporções bíblicas bateu a Austrália, Brasil, China e Paquistão nos últimos 12 meses. Calor abrasador causou enormes perdas de colheitas em toda a Rússia no último verão. Recordes de frio e neve em todo o hemisfério norte, os cientistas coçando suas cabeças. No topo de tudo, as mortes em massa de aves e peixes sem explicação que estão sendo relatadas em todo o globo.
A crosta da Terra está se tornando cada vez mais instável. Você viu aquele vulcão em erupção no Japão no outro dia? Nos últimos dois anos, parece ter ocorrido repentinamente vulcões em erupção em todo o mundo.
Não só isso, mas buracos têm se tornado uma epidemia absoluta em todo o planeta. Alguns destes sumidouros foram tão grandes que eles engoliram prédios inteiros.
Além disso, parece que tem ocorrido terremotos de 6 a 7 graus em todo o mundo, quase todos os dias agora. Eles se tornaram tão comuns que a mídia quase não toma conhecimento deles a não ser que aconteça mais perto de uma zona muito povoada.
Nenhum de nós sabe realmente sabe onde irá parar o mundo daqui a dez anos. Qual serão os "novos" Facebooks e YouTubes ? A impressão de dinheiro imprudente por Ben Bernanke irá destruir a nossa economia, então? Será que os dólares americanos terão o mesmo valor de agora nos próximos anos?O dólar dos EUA, ainda existirá?
Seremos ainda capazes de alimentar a maioria das pessoas no mundo em 2011? Será que a escassez de alimentos, água e óleo deixarão as pessoas loucas? Poderia alguma descoberta incrível de energia transformar completamente a sociedade?
Quem será o presidente dos Estados Unidos? Haverá mais um presidente dos Estados Unidos? Teremos guerras eclodindo no Oriente Médio a qualquer momento? Será que os Estados Unidos estarão outra guerra, então?
A verdade é que as coisas estão mudando tão rápido que é difícil fazer as perguntas certas. O mundo vai mudar mais rapidamente este ano do que no ano passado. Em 2012, o ritmo da mudança será ainda mais rápido.
Então, aperte o cinto e segure firme porque este vai ser um passeio selvagem.
Para muito mais sobre como incrivelmente rápido o ritmo da mudança está na nossa sociedade moderna, confira o vídeo postado abaixo. O título é "Did You Know?" e foi visto por mais de 12 milhões de vezes no YouTube ….
http://www.youtube.com/watch?v=cL9Wu2kWwSY&feature=player_embedded

Tempestade solar pode ser causa de apagão no Nordeste

Posted: 04 Feb 2011 07:28 AM PST

Apesar do recente apagão do Nordeste ter como provável causa o acionamento do sistema de proteção em uma subestação no município de Jatobá, em Pernambuco, as causas que levaram ao apagão podem ter sido provocadas por um repentino pulso eletromagnético ocorrido às 23h36 (Hora do Nordeste), provocado por uma tempestade solar.
transformador destruido por tempestade geomegnetica
Em boletim recebido do SWPC, Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA, às 02h36 UTC (23h36 no Nordeste e 00h36 em Brasília), magnetômetros instalados em Boulder, no Colorado, registraram um repentino pulso eletromagnético de 8 nanoTeslas(Tesla é a unidade de medição de campos magnéticos).
Exatamente nesse mesmo instante, quase toda a região Nordeste ficou às escuras. Segundo relatos feitos no site Painel Global, diversos carros e luzes também apresentaram funcionamento errático e intermitente, além de muita interferência nas estações de rádio.
O pulso eletromagnético detectado nos EUA teve origem após uma explosão solar ocorrida no dia 31 de Janeiro, quando uma grande quantidade de massa coronal foi ejetada da estrela. A maior parte dessas partículas seguiu em direção ao espaço, enquanto uma pequena parcela atingiu o campo magnético terrestre e pode ter provocado auroras nas latitudes médias e altas.
Ainda é muito cedo para se afirmar com certeza se de fato o pulso eletromagnético foi o responsável por fazer "cair" o sistema elétrico em diversos Estados, mas os relatos de interferências em estações de rádio associados ao exato momento que o pulso foi detectado contribuem para essa possibilidade.
Atualização: 11h00
É importante destacar que o desvio apontado nos magnetômetros de Boulder às 23h36 não são capazes de avaliar a intensidade do campo eletromagnético induzido nas redes de energia elétrica. Eles apenas indicam um desvio anômalo no campo magnético da estação e que este foi provocado por um pulso eletromagnético repentino provocado por uma explosão solar.

Atualização: 12h51
Para fins de comparação, o pulso eletromagnético registrado teve intensidade de 8 nanoTeslas. A maior tempestade solar já registrada ocorreu em setembro de 1857 e teve a intensidade estimada em 110 nanoTeslas. Essa tempestade ficou conhecida como Evento Carrington.

Aguarde mais informações.
FONTE-APOLO11