15 de maio de 2009

Vírus H1N1 pode infectar 1/3 da humanidade em 6 a 9 meses, alerta cientista


12/05/ 2009

A gripe suína vírus irá infectar um terço da população do mundo se continuar a espalhar-se ao ritmo atual, os cientistas advertiram hoje, como mais três casos foram confirmados no Reino Unido.


Em que a revista Science descrita como a “primeira análise rápida e suja” de suínos gripe, um estudo realizado por pesquisadores no Imperial College de Londres previu o vírus era susceptível de provocar uma epidemia na região do hemisfério norte, no Outono.

Um dos autores, o epidemiologista e doença modelador Neil Ferguson, que se senta sobre a Organização Mundial de Saúde para a comissão de emergência do surto, disse que o vírus tinha “pleno potencial para pandemia”.

Falando na BBC Radio 4’s Today programa, ele disse: “É provável que se espalhe por todo o mundo nos próximos seis a nove meses, e quando o fizer, vai afetar cerca de um terço da população mundial.

“Para colocar isso em contexto, gripe sazonal normal provavelmente afeta cerca de 10% da população mundial a cada ano, pelo que estamos a caminhar para uma época gripal que é talvez três vezes pior que o habitual - não permitindo que se este vírus é mais grave do que o normal vírus da gripe sazonal. ”

A Health Protection Agency anuncia mais três casos confirmados do vírus no Reino Unido, elevando o total para 68. Os três pacientes - duas crianças e um adulto a partir de Londres - todos tiveram um estreito contato com casos anteriormente confirmados.

Atualmente, o estudo estimou o contágio da doença através da análise do número de pessoas que viajam ao México que se tornaram infectados, e comparar isso com um estudo de uma aldeia mexicana onde a doença se espalhou. A pesquisa também analisou o modo como o vírus é mutante.

É estimado que a gripe suína tinha matado entre 0,4% e 1,4% de suas vítimas no México. O relatório é o autor principal, Christophe Fraser, afirmou que era demasiado cedo para prever o que o índice de mortalidade era susceptível de ser fora do México. “Meu palpite é que a morte taxa será inferior noutros países - México tem questões subjacentes a doenças respiratórias”, disse ele.

Os pesquisadores disseram esse vírus H1N1 apareceu a ser de cerca de igualdade em termos de gravidade para a gripe de 1957, e menos severa do que a versão 1918 mortal.

“Neste momento, o vírus não se espalhar rapidamente em países do hemisfério norte, porque estão fora do normal gripe temporada, mas chegou o Outono, é susceptível de provocar uma epidemia realmente grande”, disse Ferguson.

Ele recusou-se a colocar uma estimativa sobre o número de mortes que podem ocorrer. “Temos uma avaliação, mas a incerteza ainda é muito ampla”, disse ele.

“Podemos dizer que não vai ser tão catastrófica como a pandemia da gripe espanhola de 1918, é mais suave do que isso. Mas ainda é possível que poderia ser [como] 1957 - quando cerca de três a quatro em cada 1.000 pessoas que foram infectadas morreram e global de cerca de 3 milhões para 4 milhões de pessoas morreram naquele ano por causa da pandemia no mundo - ou poderia ser ainda mais leves do que isso, como a pandemia de 1968, que foi um mal pior do que a gripe sazonal normal ano.

“Não estou prevendo três milhões de euros para quatro milhões [mortes]. Isso foi o que aconteceu em 1957. O mundo é um local muito diferente de hoje. Há mais pessoas no mundo, mas há também um muito melhor sistema de saúde. Temos medicamentos e vacinas, em particular nos países desenvolvidos, o que deverá reduzir significativamente os encargos decorrentes da doença. ”

Ferguson disse que os resultados do estudo confirmam que as decisões devem ser tomadas rapidamente sobre a produção de vacina.

“Uma das principais decisões que tem de ser feita esta semana pela comunidade mundial é quanto é que vamos passar para a produção atual vacina contra gripe sazonal para fazer uma vacina contra este vírus.”

Hoje Cuba e Tailândia confirmou seu primeiro caso do vírus. O doente em Cuba é uma estudante mexicana em uma escola médica.

Fidel Castro México acusado de não divulgar a propagação da gripe suína depois Barack Obama, havia visitado o país em 16 de Abril. Na coluna de um jornal, o ex-líder cubano escreveu: “as autoridades mexicanas não informou o mundo da presença [da gripe suína], enquanto se aguardava a visita de Obama.”

Pelo menos 61 pessoas foram mortas por gripe suína em todo o mundo, e a OMS tenha confirmado cerca de 4.800 casos.