28 de maio de 2009

Coreia do Norte lançou mais dois mísseis, diz Coréia do Sul


Notícia de lançamento vem poucas horas depois que Conselho de Segurança da ONU condenou teste nuclear do país.


A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira testes com dois mísseis, poucas horas depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou, por unanimidade, seu teste nuclear, de acordo com notícias divulgadas pela Coreia do Sul.

A agência de notícias estatal sul-coreana Yonhap disse que a Coreia do Norte lançou os dois mísseis de curto alcance de uma base na costa leste do país.

O lançamento ocorre em um momento em que diplomatas das Nações Unidas começam a formular uma resolução para punir a Coreia do Norte pelo teste nuclear subterrâneo na segunda-feira. O teste foi sucedido do lançamento de pelo menos três mísseis, ainda na segunda-feira.

Vizinho imprevisível

A punição pode incluir mais sanções contra o país. A correspondente da BBC nas Nações Unidas, Laura Trevelyan, disse que as atuais sanções contra o país podem ser ampliadas, incluindo punição contra companhias norte-coreanas envolvidas no programa nuclear.

Diplomatas ocidentais vão observar atentamente se a China vai apoiar sanções mais duras. A China vem relutado em apoiar medidas que, o país acredita, podem desestabilizar seu vizinho de comportamento imprevisível.

A comunidade internacional manifestou preocupação com as atividades norte-coreanas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com os líderes do Japão e da Coreia do Sul para garantir a eles que seu país está comprometido com a segurança no nordeste da Ásia.

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas (ONU) disse que o teste nuclear norte-coreano era uma clara violação da resolução 1718 da organização, que impôs sanções contra a Coreia do Norte depois de seu primeiro teste, em 2006.

Mais cedo, a Coreia do Norte declarou em nota divulgada pela agência de notícias estatal KCNA, que está claro que a "política de hostilidade" dos Estados Unidos para com o país não mudou.

Nenhum comentário: