Web Radio Sertao De Deus


22 de março de 2009

Rússia propõe moeda mundial

O Kremlin publicou as suas prioridades segunda-feira para uma próxima reunião do G20, que apela à criação de uma moeda supranacional reserva devem ser emitidos por instituições internacionais, como parte de uma reforma do sistema financeiro global.
O Fundo Monetário Internacional deveria investigar a possível criação de uma nova moeda de reserva, o alargamento da lista de moedas de reserva ou utilizar a sua já existentes direitos de saque especiais, ou direitos de saque especiais, como uma "moeda superreserve aceite pelo conjunto da comunidade internacional", o Kremlin disse em uma declaração emitida em seu site.
O DSE é um activo de reserva internacional, criada pelo FMI em 1969, para complementar as actuais reservas oficiais dos países membros.
O Kremlin tem persistentemente criticado o status do dólar como moeda de reserva mundial dominante e reviu em baixa as suas próprias explorações de dólar nos últimos anos. Tanto Presidente Dmitry Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin ter apelado repetidamente para o rublo para ser usado como uma moeda de reserva regionais, embora a idéia tem recebido pouco apoio fora da Rússia.
Analistas disseram que o Kremlin nova proposta iria suscitar pouco entusiasmo entre os membros do G20.
"Isto é tudo no reino da fantasia", disse Sergei Perminov, chefe estrategista em Rye, Man e Gore. "Houve uma situação semelhante que o que estão falando. Ele foi chamado de" padrão ouro ", e acabou muito mal.
"Alternativas para o dólar ainda são difíceis de encontrar", disse ele.
O Kremlin é chamada para uma moeda comum não é a primeira nos últimos dias. Falando em uma conferência econômica em Astana, Cazaquistão, na semana passada, presidente cazaque Nursultan Nazarbayev propôs uma moeda mundial denominada "acmetal" - uma combinação das palavras "acme" e "capital".
Ele também sugeriu que a Comunidade Económica Eurasiáticas, solta um grupo de cinco antigas repúblicas soviéticas, incluindo o Cazaquistão e a Rússia, adoptar uma moeda única noncash - o yevraz - para isolar-se da crise económica a nível mundial.
As sugestões recebidas uma morna resposta do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov no sábado.
Nazarbayev da proposta, no entanto, reunir o apoio de, pelo menos, um proeminente fonte - Columbia University professor Robert Mundell, que foi galardoado com o Prémio Nobel em 1999 por seu papel na criação do euro.
Falando na mesma conferência com Nazarbayev, ele disse que a idéia era "uma grande promessa."
O Kremlin documento chamado também para os bancos e instituições financeiras internacionais para diversificar as suas reservas em moeda estrangeira. Ele disse que o sistema financeiro mundial deve ser reestruturada para prevenir crises futuras e propostas de realização de uma conferência internacional após a cimeira do G20 para aprovar convenções sobre uma nova estrutura financeira global.
O Grupo dos 20 países industrializados e em desenvolvimento irão reunir-se em Londres em 2 de abril.

Nenhum comentário: