22 de março de 2009

Ásia irá abandonar o dólar juntamente com o restante do mundo


19 de março de 2009

TÓQUIO (Reuters) - O papel do dólar como os E.U. as principais moedas mundiais em declínio após a crise financeira, e seu valor também pode enfraquecer devido a América do déficit em conta corrente, de funcionários de alguns dos principais think tanks da Ásia, disse.




Mas na Ásia, que está fortemente investidos em activos E.U., espera que qualquer declínio do dólar será gradual para evitar novos choques com os sistemas financeiros, os funcionários disseram na quinta-feira.


"O papel do dólar será progressivamente transferida," Zhang Yunling, diretor do Instituto de Estudos da Ásia e do Pacífico na Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse uma conferência de imprensa em Tóquio, após uma reunião dos países da Ásia grupos de investigação.


"A China espera ter uma transição gradual e estável, em vez de uma revolução radical", acrescentou.


O dólar registrado sua maior queda diária contra um cabaz de moedas em mais de duas décadas na quarta-feira como os E.U. Reserva Federal disse que iria comprar a longo prazo do Tesouro. (FRX /)


O Fed mover agitado que preocupa os E.U. ia vomitar dólares em mercados globais, levando a um excesso de oferta no mundo da principal moeda de reserva.


Chalongphob Sussangkarn, um antigo ministro das Finanças tailandês e agora presidente da Tailândia Development Research Institute, também expressou preocupação sobre qualquer acentuada queda do dólar.


"O E.U. défice é tão grande. Essa é a razão pela qual todos os países, especialmente na Ásia Oriental, estão preocupados porque detêm um lote destes activos. O que acontece se os E.U. dólar cai 40 por cento? Muitos banqueiros centrais será perder grandes quantias de dinheiro. "


Os funcionários também apelou aos líderes da Ásia Oriental assistir no próximo mês da cimeira do G20 no Reino Unido para evitar a desvalorização competitiva moeda como forma de fugir da crise actual.


(Tutelada por Yoko Nishikawa; Editando por Kim Coghill)



Fonte: Tradução: fimdostempos.net

fonte: Reuters

Nenhum comentário: