22 de junho de 2009

PAPA PEDE PARA LÍDERES MUNDIAIS DAREM ATENÇÃO À RELIGIÃO


CIDADE DO VATICANO, 17 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou hoje esperar que "os líderes políticos mundiais" deem "atenção à importância da religião no tecido social de qualquer sociedade", ao receber na Praça São Pedro participantes da IV Cúpula de líderes religiosos em ocasião do G8.


Diante dos religiosos, que desde ontem debatem a agenda do encontro que reunirá em julho os representantes das sete nações mais industrializadas e da Rússia na cidade italiana de L'Aquila, o Pontífice ressaltou também que os "políticos devem assegurar que suas próprias decisões garantam o bem comum".
Ao comentar a realização do evento, que conta com a presença de 129 representantes de diversas religiões, Bento XVI contou que apóia "esta iniciativa, organizada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), em colaboração com o ministro das Relações Exteriores italiano", Franco Frattini.
"Espero que tal iniciativa contribua muito para despertar a atenção dos líderes políticos do mundo sobre a importância das religiões no tecido social de toda sociedade", ratificou o Papa.
A IV Cúpula de líderes religiosos foi iniciada ontem, sendo que os participantes visitaram L'Aquila, cidade escolhida para sediar a reunião do G8 por ter sido atingida em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter que deixou quase 300 mortos e 50 mil desabrigados.
Também hoje, durante a audiência geral desta manhã, o Pontífice defendeu que o Evangelho deve cair na cultura de todos os povos para iluminá-la com os seus valores.
"Colocar a fé na cultura das pessoas requer um trabalho de tradução muito exigente, requer a identificação de termos adequados, com o cuidado para não trair a riqueza da palavra relevada", explicou Bento XVI diante de cerca de 25 mil fiéis.
O Papa ilustrou seu discurso citando obras dos santos Cirilo e Metódio, nomes religiosos dos irmãos Miguel e Constantino, que realizaram atividades missionárias na Europa central e são conhecidos como apóstolos dos eslavos.
Na ocasião, o Pontífice pontuou que Cirilo e Metódio elaboraram um alfabeto para os eslavos, traduzindo as escrituras sacras, o que, segundo Bento XVI, é um "testemunho significativo que a Igreja se inspira e se orienta". (ANSA)
17/06/2009 08:53

Fonte: www.ansa.

Nenhum comentário: