Web Radio Sertao De Deus


26 de maio de 2009

Aparelho permite comunicação telepática entre soldados


Um aparelho que capta as ondas cerebrais dos soldados e permite que eles se comuniquem no campo de batalha sem utilizar o recurso da voz é a mais nova criação em teste do Departamento de Defesa Americano (Darpa, na sigla em inglês).

O Silent Talk captura os sinais neurais do que o soldado está pensando e transmite a mensagem para os outros combatentes através de um conversor, o que evitaria problemas de diálogo entre os militares em meio aos ruídos de um combate. As informações são do jornal italiano La Reppublica.

A invenção pode ser resumida como a aplicação da telepatia entre os soldados. Segundo documento publicado na revista Wired, o ruído de explosões, o assovio das balas e todos os sons ensurdecedores das batalhas não comprometeriam mais a troca de informações entre os soldados.

O Pentágono se comprometeu em apoiar o projeto, investindo US$ 4 milhões, que serão somados a outros US$ 4 milhões que as Forças Armadas dos Estados Unidos também irão investir no desenvolvimento do sistema, para testar o aparelho - ou “computador mediado por telepatia”, como é feita a referência ao Silent Talk -, que será avaliado pela Universidade da Califórnia.

A idéia é que o equipamento capte a emissão de sinais da mente humana e traduz a mensagem utilizando um programa de edição de som, formando então a mensagem e repassando-a a outros Silent Talks, usados por outros soldados, permitindo assim o “silencioso diálogo” nas caminhadas de guerra, sem que precisem articular com a boca as palavras daquilo que querem dizer.

Os pesquisadores ainda trabalham no aprimoramento do sistema, capaz de decodificar esses sinais e transmiti-los a uma curta distância. Futuramente, acreditam os criadores do Silent Talk , ele poderia até servir como interceptador dos pensamentos dos inimigos.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário: